A pedidos e pedindo muitas desculpas pela demora, venho novamente postar algumas novidades aqui!
Por aqui as coisas estão começando a ficar calmas, depois de toda a agitação dos primeiros dez dias. Estou já me acostumando ao clima daqui, sendo que o frio já não me surpreende tanto quanto nos primeiros dias. Já estou saindo de casa sem meias-calças, o que já é um bom começo Na verdade, minha impressão é de que a temperatura aqui só vai superar os dez graus aí por abril, mas tudo bem. Na verdade, quando a temperatura fica positiva eu já sinto que estou lucrando, e começo até a dizer que o dia está agradável. As pessoas precisam se acostumar com as circunstâncias adversas, né.
No mais, tudo está muito legal por aqui. A cada dia conheço pessoas novas e vou a lugares diferentes. As aulas na faculdade já estão entrando naquela rotina de sono, fome e tédio... Hoje, por exemplo, fui numa aula sobre o que é regionalismo (em tendências antigas e contemporâneas). O professor passou a aula inteira falando sobre o regionalismo na Skåne, regiao à qual a cidade de Lund pertence. Foi interessante, mas eu não aguentava mais no final. O cara falou a aula inteira sobre a construção da ponte Oresund, que é aquele que une o sul da Suécia à Dinamarca. Assunto interessante, mas achei que não era necessário ter falado tanto. Talvez eu não tenha gostado porque estava cansada.
Btw, a ponte Oresund é realmente incrível. Ela liga Malmö a Copenhagen, sendo que a última parte dela vai por baixo da água! Olhem esta foto para ter uma ideia melhor:
Btw, a ponte Oresund é realmente incrível. Ela liga Malmö a Copenhagen, sendo que a última parte dela vai por baixo da água! Olhem esta foto para ter uma ideia melhor:
Uma outra cadeira minha começou na segunda-feira, com o título de Desenvolvimento Econômico Sueco. É um tema interessantíssimo, mas achei os primeiros assuntos meio repetitivos. Na verdade, me senti na própria UFRGS quando o professor começou a falar de Smith, Ricardo e, depois, daqueles modelos de crescimento econômico de Solow e blá blá blá. Na aula seguinte, o professor falou sobre os cercamentos na Suécia, um saco! Mas tudo bem, a história interessante é a que vem a partir da metade do século XIX (pelo menos em termos de desenvolvimento econômico daqui!), então acredito que as próximas aulas vão ser muito interessantes.
A cada dia experimento novas comidas aqui e a cada dia sinto mais falta da comida brasileira. Aqui se come muita comida estrangeira, comida oriental, coisas temperadas com curry e etc. Mas, pelo menos, deixei de comer no McDonald's por uns dias. E, Bruno, pode deixar, vou tentar procurar os tais pratos que tu sugeriste! O lado ruim daqui é que me parece que não há nada realmente sueco para se comer além de almondegas. Os doces também não me apeteceram muito. Prefiro ainda os alfajores uruguaios!
Por fim, a melhor notícia ever: finalmente recebi minha bolsa e estou absolutamente rica! Já me joguei numa promoção de livros de uma livraria gigantesca que ficava bem em frente ao banco de onde retirei o dinheiro, hihi. Na verdade, peguei um montão de livros, tanto na biblioteca pública da cidade, quanto na da universidade, mas a única coisa que tenho conseguido ler são livros turísticos. Falando nisso, amanha vou a Copenhague passar o dia! Portanto, terei novidades, então aguardem a próxima postagem!