Finalmente tive tempo de escrever aqui, então vamos lá: este vai ser o primeiro post do blog! Como o tempo é curto, não vou poder escrever muito, pelo menos hoje, ok?
Minhas primeiras impressões sobre a Suécia são de que aqui as coisas realmente funcionam. Não paro de pensar na grande diferença que ha entre os serviços públicos, as pessoas e a mentalidade daqui e seus respectivos similares no Brasil. Minha impressão é a de que estamos num nível de atraso tão grande que nunca conseguiremos chegar onde os escandinavos estão hoje... Mas isso é discussão para outro momento.
Enfim, aqui tudo funciona muito bem. Os trens e ônibus chegam no horário previsto, os carros param para que as pessoas atravessem a rua e, além disso (e ao contrário do que eu havia pensado), as pessoas são de uma simpatia absurda. Todos sorriem de volta se tu te animas a sorrir para eles. E todos pedem desculpas, dizem obrigada, abrem portas para ti, entre outras coisas. Isso tudo tem me agradado imensamente.
Aqui na cidade de Lund há muitos jovens. As meninas daqui são muito bonitas, todas usam uma quantidade absurda de rímel nos olhos, e algumas outras usam um pouco mais de maquiagem, mas nada super exagerado. Aqui as pessoas parecem ser realmente muito elegantes, e parecem conseguir enfrentar o frio com uma elegância que eu acho que não vou ter muito cedo. Os meninos daqui também são muito bonitos. Ha vários ruivos e loiros (isso é para todas as meninas que pediram para eu levar ruivos daqui para elas, hehe). Além de jovens, na cidade há muita gente mais velha (sendo que nem todos falam inglês entre os velhinhos) e muuuuitas crianças que estão em absolutamente todos os lugares e são exatamente aquele tipo de criança escandinava que se vê na televisão loiros, com olhos azuis e narizes vermelhos por causa do frio.
Estranhamente, não ha cachorros na rua, do tipo vira-latas, mas já vi muita gente passeando com seus cães Não sou grande fã de cachorros, mas aqui há muitos bem bonitos, aqueles labradores de pêlo preto, entre outros. Conforme mencionei antes, não há cachorros de rua, o que acho totalmente compreensível já que acredito que nenhum cachorro em sã consciência escolheria viver num lugar tão frio quanto a Suécia!
Estranhamente, não ha cachorros na rua, do tipo vira-latas, mas já vi muita gente passeando com seus cães Não sou grande fã de cachorros, mas aqui há muitos bem bonitos, aqueles labradores de pêlo preto, entre outros. Conforme mencionei antes, não há cachorros de rua, o que acho totalmente compreensível já que acredito que nenhum cachorro em sã consciência escolheria viver num lugar tão frio quanto a Suécia!
A geografia na região da Skane, onde fica a cidade de Lund, que é onde estou morando, não é das mais bonitas. É uma planície sem fim meio sem graça. Mas a paisagem é lindíssima Quando cheguei, junto das outras meninas brasileiras, havia nevado horrores no dia anterior, então toda a paisagem estava totalmente coberta de neve. Agora o céu abriu e o sol apareceu, e isso só deixa as coisas ainda mais bonitas, porque agora a paisagem é de um céu azul e de um monte de neve nos campos, tetos e praças, que vai descongelando aos poucos (e deixando tudo mais escorregadio!).
Quanto as minhas peripécias por aqui, vou contar alguns causos: no primeiro dia, quando viemos de de trem de Copenhague até aqui (viagem que demora mais ou menos uma hora), estávamos com tantas malas no trem, que não conseguimos chegar na porta do trem a tempo de descer na parada certa. Foi ridículo ficamos indo contra toda uma corrente de pessoas que estavam entrando no trem, carregando malas gigantescas e sem nem saber falar um "com licença em sueco! Tivemos que descer na parada seguinte e pegar o trem de volta. Mas como tudo na Suécia funciona bem, não tivemos que pagar por isso! Seguimos, de táxi, para nosso albergue, que, bizarramente, se localizava dentro de um antigo trem - e que, pelo que ouvi dizer, é o único albergue da cidade de Lund. Por ser dentro de um trem, o quarto era absolutamente minúsculo para pessoas com tantas bagagens como nós. Para alguém que esta mochilando, os quartos, além de bonitinhos, seriam de bom tamanho. Mas o mais ridículo foi o banho nesse albergue: tínhamos que pagar uma coroa sueca (que equivale a uns dez centavos de euro) para dois minutos de água quente no banho! Um absurdo, mas até entendo - deve ser parte desta coisa dos escandinavos com proteção ao meio ambiente, que parece ser algo muito forte por aqui! Mas fazer o que, tivemos que pagar, e a água nem era tão quente assim. O albergue em si era legal, tinha pessoas hospedadas de vários lugares, mas eu não teria aguentado ficar ali por mais tempo, sem ter onde guardar as coisas direito e tendo que fazer uma verdadeira ginástica para conseguir me movimentar no quarto. Agora, felizmente, já estou devidamente instalada num quarto super bom, num prédio para intercambistas da Universidade de Lund, pelo qual vou pagar um preço exorbitante (cerca de 400 euros por mês, o que é bem caro para um moradia estudantil!), mas no qual terei conforto e privacidade, pelo menos!
Algumas fotos para ilustrar meu relato acima:
- A neve dos arredores de nosso hostel:
- A catedral de Lund, uma das consruções mais bonitas da cidade:
- O prédio da biblioteca da Universidade de Lund, que achei muito bonitinho também:
- As maquininhas do banheiro do nosso hostel, nas quais precisávamos colocar dez coroas suecas para ter dois minutos de água quente:
Algumas fotos para ilustrar meu relato acima:
- A neve dos arredores de nosso hostel:
- A catedral de Lund, uma das consruções mais bonitas da cidade:
- O prédio da biblioteca da Universidade de Lund, que achei muito bonitinho também:
- As maquininhas do banheiro do nosso hostel, nas quais precisávamos colocar dez coroas suecas para ter dois minutos de água quente:
Agora preciso terminar, tenho que encontrar as brasileiras ao meio-dia para podermos ir a um supermercado barato comprar nossas primeiras comidas!
Beijos e muuuuuitas saudades de todos!
Desculpas por não estar respondendo individualmente as mensagens de vocês é que, por enquanto, ainda estou sem computador, então tudo fica mais difícil!
Aos poucos, respondei, ok?
Beijos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Silvia , acho que sou a 1ª a acessar o blog, hehehehe . Mesmo aos sábados não perco o hábito de acordar cedinho e ler meus e-mails tomando um cafézinho ....Adorei saber que já estás bem instalada .
ResponderExcluirBoas compritas e um excelente dia pra ti .
BJÃO DA TITIA ANA
Silvia, coloque umas fotos ai pra nós !
ResponderExcluirBjossssss
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Sílviaaa!!!!
ResponderExcluirOntem mesmo conversei com a Bina e nos perguntamos quando vc ia nos enviar o endereço do teu blog. Criaste um mega rápido hein!!!
Fico muito feliz em saber que está tudo bem e que agora está hospedada num lugar tri bom!!! :)
Um beijão, Dani
Sílvinha querida! Quanta saudade de ti!
ResponderExcluirPrimeira coisa que fiz foi vir aqui ler o teu post, adorei o que escreveste! Ai parece ser um lugar muito bom, fico feliz por ti!!
Pode trazer uns ruivos, uns loiros e uns morenos... Não me importo, quanto mais melhor hahahahaha!
Que ótimo que agora vc está morando num lugar melhor, mande notícias sempre. Vou favoritar o teu blog!
Beijos e abraços!
PS.: Quueeeero ver as fotos!!
Silvinhaaaaaaaaa
ResponderExcluirTo mega feliz por ti tbm amiga...
Já coloquei nos Favoritos teu blog também, como a Bina!
E vou olhar sempre!
Vai dar tudo certo por aí negrinha, e fica com Deus, que Ele te ilumine e te proteja em todos os teus passos!!!
Amooo tu, e aproveita essa oportunidade, porque tu a merece como ninguém!!
Jé!!
Silviaaa é o anderson !
ResponderExcluirdesculpa não da tchau pelo orkut pq qndo eu fikei sabendo q tu tava indo pra ai , ja era tarde demias (nooossa fiko meiotragico ) bom pelo menos eu acho q quando eu fikei sabendo tu ja devia te embarcado em uma vião pra ai , não sei se tu recebeu o thcau q eumandei pelo polita na tua despedida , recebeu ? fikei triste por não poder ter dado um tchau decente , mas pelo q eu entendi daki 6 meses tu ta de volt ané ? dai eu posso te da um abraço!! eu juro q eu to imaginando como tu vai sobrevive ai , ja q os preços devem ser altos , e tu não tem uma propenção muito grande a pagar caro pelas coisas ! ..ahuhuaahuahu
Bjaaum Silvia , me responde se tu recebeu meu abraço pelo Polita ou não ta ? to com saudades silvinha !
Cheguei hoje de Floripa. Estava muito bom,água do mar verde e cristalina. Muito calor. Bem diferente de Lund. Adoramos as fotos com muita neve e lugares encantadores.
ResponderExcluirA Pati quer saber quando iniciam as aulas,e o tio Vitor que comidinhas diferentes já pro-vaste.Aproveite bastante.
Abraços!
hahaha, As Aventuras de Sílvia na Suécia ;D
ResponderExcluirsó me explica o pq do seu blog nao ter varias imagens da Madonna? hahahaha
vontade de ir pra esse friozão ae =O
bjos e aguardamos novas atualizações