Continuando...
Ontem à tarde fui à minha segunda aula aqui, cujo nome é "Terror in the name of God", ou, em bom português, "Terror em nome de Deus". É uma disciplina que parecia ser bem interessante pelo nome, mas que demonstrou não ser exatamente o que eu esperava que fosse... O enfoque é mais psicológico, falando sobre o que leva uma pessoa a ser terrorista, entre outras discussões que não me interessam muito, para dizer a verdade... Aqui as cadeiras não têm professores fixos (pelo menos as cadeiras para alunos intercambistas), então teremos um professor diferente a cada aula... Os horários também não são fixos, então, apesar de a cadeira ser toda terça-feira, nem sempre teremos aula, em geral é semana sim, semana não. O que eu realmente queria estudar era algo com um enfoque mais político, por exemplo as razões políticas que levam alguém a cometer um ato terrorista e tudo o mais... Pensei em desistir da cadeira (aqui isso é possível, assim como começar uma cadeira nova mesmo tendo perdido metade das aulas, como é o que vou fazer em relação à disciplina que faco nas terças feiras pela manha), mas acho que vou continuar. A coordenadora tem uma abordagem bem interessante para a disciplina, tendo separado a turma em grupos de discussão Fiquei num grupo com pessoas de diversos países, Venezuela, Itália, EUA, Franca, Alemanha, entre outros... É uma cadeira do departamento de teologia da universidade daqui... Quem diria que um dia eu iria cursar algo num departamento de teologia!
Depois disso, fomos num pub aqui de Lund. A vida estudantil daqui é muito forte. Apesar da cidade estar infestada de crianças (que estão em absolutamente TODOS os lugares, mesmo com o frio absurdo daqui) e velhinhos, há também muitos jovens, já que a cidade tem a universidade como base, tendo mais de 30 mil estudantes. No prédio em que moro, há apenas estudantes internacionais, e a maioria deles sai à noite umas três vezes por semana, no mínimo! Se as baladas daqui fossem como as brasileiras, que terminam às 6h da manha, isso seria realmente impossível, mas aqui tudo fecha às 2h, então até que dá para sair sem se cansar muito. O único problema é ter que andar pela cidade de madrugada para ir até os lugares. Os estudantes internacionais daqui são muito abertos a novas amizades, o que me parece um grande contraste em relação aos estudantes suecos, parecem ser mais fechados e mais difíceis de serem cativados. E quanto à língua sueca, estou quase desistindo de aprender. É realmente impossível. Se eu sair daqui conseguindo ler alguma coisa (por exemplo, as embalagens no mercado), acredito que estarei lucrando!
Falando em comida, eu não aguento mais comer Subway, Burguer King e McDonalds. Quando estou na rua, é a única coisa que como, ou kebabs, que é muito barato e popular aqui. Estou sentindo saudades de uma comida consistente, mas tudo bem, aos poucos vou descobrindo os lugares baratos.
Aqui na universidade existem as "nations", que são associações de estudantes. Se não me engano, Lund possui treze nations atualmente. Vou fazer parte de uma assim que puder (pagando a taxa, of course) e daí poderei almoçar lá sempre (comendo salmão e pagando 30 sek, o equivalente a três euros!) e também entrar nas festas de todas as outras nations da cidade. Cada nation faz festas num dia específico da semana, e praticamente todos os alunos vão nas festas organizadas pela tais nations. É uma ótima forma de conhecer pessoas novas.
Por fim, hoje fomos a Malmö, que é a principal cidade aqui do sul da Suécia e que fica bem pertinho de Copenhague. A cidade é muito bonita, mas o dia estava absolutamente congelante, talvez pelo fato de termos passado um bom tempo perto do porto, onde toda a água estava congelada e fazia muuuuito frio. Em Malmö, há o Turning Torso, um dos edifícios residenciais mais altos da Europa, com um design todo especial feito pelo arquiteto Santiago Calatrava (espanhol ele, se não me engano), super moderno. A cidade em si é maravilhosa, mas estava tão frio que não pudemos ver tudo o que queríamos. Logo começou a nevar e ficou frio demais, então decidimos voltar para Lund. Depois conto mais detalhes de nossa viagem até lá. Fomos num museu que fica dentro de um castelo bastante antigo, que tinha toda uma parte sobre a história da Suécia, vários artefatos arqueológicos e vários animais empalhados (na verdade, não sei se eram empalhados...), representando espécies típicas daqui... E, novamente, uma avalanche de crianças para encher o saco, todos muito bonitinhos, mas muito barulhentos também!
Algumas fotos:
- Prédio perto da estação central de Malmö:
Algumas fotos:
- Prédio perto da estação central de Malmö:
- Estátua "Non-Violence", do artista sueco Carl Fredrik Reuterswärd, que também se encontra em frente à sede da ONU em Nova York:
- Turning Torso:
Depois conto mais!
Beijooooooooos!
O nome da cadeira é muito legal! Deve ser muito interessante discutir terrorismo com cidadãos de outros países.
ResponderExcluirEstranho ter tanta criança... Pensava que a Suécia era mais um daqueles países europeus cuja população estava envelhecendo.
Tu já foi naqueles fast foods de peixe? (acho que o nome é nordsee, mas talvez existam outros aí) Experimenta e me diz como é!
As nations são como as fraternidades das universidades americanas?
Os teus posts tão muito legais e divertidos de ler, continua escrevendo!
Silvita , vá curtir as nations !
ResponderExcluirVais te divertir muito mais que na aula "Terror in the name of God", apesar de que deve ser muito interessante ...
E não deixe de comer o "Köttbullar " e o "Pytti Panna" . Na Suécia aos suecos !!!
Bjão e JUIZO hem !
Oi! Silvia, tudo bem?
ResponderExcluirPrepara aquela massinha que teu pai, me contou que levaste. Faça um molhinho,com manteiga e espalhe um queijo parmesão.Fica
muito bem. Vá para a cozinha gurrria.
Também estranhei tantas crianças na Suécia.
Beijo.
Síííllviaa, também acho que ceve curtir as tais nations!!!Deve ser tri divertido fazer parte de uma!!!
ResponderExcluirMuito legal saber que as matérias são relativamente interessantes e que tu tens passeado e conhecido os arrerores!!!
Estude o necessário e se divirta!! :)
Beijão!!
uia, salmão a 3 euros... to querendo!
ResponderExcluirque coisa louca essa disciplina que vc está cursando, ve se não descubra uma terrorista dentro de voce heim ahuahuaha
ResponderExcluirquanto a comida é normal isso, um dia vc desiste de tudo e como o que aparecer, uhmmm kebab, adorooo
abração
Rafael
Atualiza, sua preguiçosa!
ResponderExcluirDae, Sílvia!
ResponderExcluirsalmãozinho hein!? que maravilha, eu tive que abrir mão da minha dieta vegetariana e comer cheeseburger e pizza hut e as comidas americanas estranhas, só na última semana que descobri um restaurante chinês no campus.
Cuidado com essas crianças por todo o lado, isso tá me parecendo a ganguezinha juvenil daquele filme "hostel" heheheh...abre o olho 0.O
A aula de teologia deve ter sido um porre mesmo heh he