Não posso deixar de compartilhar com meus leitores a emoção de ter visto novamente meu passaporte são e salvo, depois de ele ter sido mandado para a remota terra da Finlândia. Meu visto russo já está devidamente colado na segunda página do meu passaporte, logo depois do visto sueco. É tao bonitinho que eu tenho que compartilhar com vocês a emoção de saber que, dentro de um mês, estarei indo para a Rússia. Tem até meu nome escrito no alfabeto russo!
É incrível como a entrada na Rússia é absurdamente restrita. O visto vale exatamente para os dias em que estarei dentro do território do país, 16 a 21 de abril. Algunas intercambistas com quem falei que já foram para lá disseram que a fronteira é protegida por cercas de arame farpado e que os passaportes são checados a todo momento, mesmo quando se está em plena rua caminhando tranquilamente.
Outra coisa que me surpreendeu: falei com um intercambista russo e disse, totalmente emocionada, que estava indo para o país dele dentro de um mês. E ele para mim: "mas por quê???". Me impressionei. Ele disse que não entendia o porquê de eu estar querendo ir para um país como o dele, do qual ele só buscava se afastar. Umas meninas do Cazaquistão com quem tenho aula disseram o mesmo: "por que motivo queres ir à Rússia???". É estranho perceber que as pessoas de lá têm uma visão totalmente diferente da que temos sobre os russos. Bom, na verdade, eu não tenho uma visão formada, vamos ver o que vou concluir depois da minha viagem (que, na verdade, não vai me permitir ver nem a ponta do que o país é, já que vou ficar sete dias só entre as duas maiores cidades).
Nesta semana estou muito ocupada, tenho várias coisas de estudos para concluir, mas o bom é que, no dia 23, já vou estar livre de duas disciplinas. Dia 24, logo a seguir, vou à Polônia e, ao voltar, outras duas cadeiras já vao estar comecando!
Na Páscoa, vou à Noruega ver os fiordes e gastar uma fortuna num dos países mais caros da Europa! Mas tudo bem, acho que a viagem vai valer a pena, as paisagens de lá são absurdamente incríveis e vai saber quando eu estarei na Escandinávia novamente, né?
Até mais, amigos!
Sempre tive vontade de ir a Russia também, mas depois de ter feito uma conexão em Moscou e ser quase sufocado pela quantidade de fumaça de cigarro no terminal, desanimei bastante. Vladivostok é logo ali, mas se tem algo que eu queria ver na Rússia, acho que não vou encontrar aqui na parte Oriental. Mas é claro que a Transiberiana continua convidativa! Tem trens até a Suécia?
ResponderExcluirParabéns pelo blog, bem legal. Dá até vontade de ressuscitar o meu.
Boa sorte por aí!
Mas a Rússia é lindíssima. Os russos é que são loucos e tornam o país menos atraente... xDDDD
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCarlos, nao sei se há trens até a Suécia, nao. Vou de trem até Estocolmo, daí pego uma balsa para atravessar o mar e ir até a Finlândia, e de lá viajo de ônibus até Sao Petersburgo! Estou muito animada!
ResponderExcluirE quanto aos russos serem loucos, nao duvido nada, estou ansiosa para comprovar tal afirmacao. Quando voltar de lá, digo o que achei!