Olá!
Peço desculpas pela demora em dar notícias por aqui. Tenho uma certa impressão (que a cada dia fica mais forte) de que meus dias aqui passam muuuuito rápido e de que nunca, mas nunca mesmo, tenho tempo suficiente de fazer tudo o que me planejo a fazer quando o dia começa.
Em primeiro lugar, gostaria de mostrar a todos que quiserem ver que estou na Wikipédia, hahaha! Na verdade, nao sou exatamente eu que estou lá, mas a residência onde vivo, que tem um link na Wikipédia. Lá vai: http://en.wikipedia.org/wiki/Spoletorp.
Como dito no texto do link acima, minha casa é uma das mais caras da cidade... Que infortúnio! Este foi o lado ruim de chegar aqui em Lund em pleno fevereiro, quando as aulas tinham começado no início de janeiro... Não tinha mais absolutamente nenhum lugar disponível para morar, então tive que ficarpela única opção de residência estudantial onde ainda havia vagas... No final, não está sendo tao ruim assim, estou conhecendo muitas pessoas e, aos poucos, me sentindo realmente em casa aqui!
Fui a Copenhagen por dois finais de semana seguidos. Na primeira vez, com meu amigo Emiliano, que veio me visitar por dois míseros dias, nos quais, além de Copenhagen, demos umas voltas aqui em Lund e também fomos a Malmö, onde literalmente congelamos de tanto frio. Na segunda vez, que foi neste sábado passado, fui com as meninas brasileiras e com a Elise, holandesa que mora no meu corredor. Foi muito legal, apesar do tempo chuvoso que não ajudou muito. Fomos a uns lugares diferentes daqueles em que eu tinha ido com o Emiliano na semana passada, então a viagem não foi uma mera repetição do que eu já tinha feito uma semana antes (e não que eu me importasse com isso, já que amei Copenhagen e faço questão de voltar para lá quantas vezes der!).
Além de irmos nos lugares de praxe da cidade (como a sereia, a torre redonda - de onde se pode ver toda a cidade - e o palácio da família real dinamarquesa - sabiam que a monarquia dinamarquesa é a mais antiga do mundo?), fomos em alguns lugares diferentes, como uma comunidade hippie chamada Christiania. O lugar não fez muito meu estilo, mas foi interessante ir até lá. É um bairro de Copenhagen que possui suas próprias regras e que, acredito, não está diretamente vinculado à lei da Dinamarca (mas acho que está sim - encontramos um maluco de Torres vendendo um artesanato por lá e ele nos disse que tinha que pagar para a "Christiania", se referindo ao lugar como se fosse uma pessoa, e ao governo dinamarquês). Lá se pode beber, fumar maconha, comprar drogas e tudo o mais. Fomos também a Rosenborg, um super castelo bem bonitão bem no centro da cidade, onde ficam guardadas as jóias da monarquia dinamarquesa... Bem bonito! Visitar Copenhagen me deu a impressão de estar dentro de uma peça de Shakespeare (impossível não lembrar de Hamlet). De qualquer maneira, gostei demais da cidade e espero visitar mais vezes!
Algumas fotinhas para vocês:
- Vista linda da cidade a partir da torre redonda (reparem que dá até para ver a ponte Oresund lá no fundo!):
- Troca da guarda em Amalienborg:
- Mural em Christiania:
Algumas fotinhas para vocês:
- Vista linda da cidade a partir da torre redonda (reparem que dá até para ver a ponte Oresund lá no fundo!):
- Troca da guarda em Amalienborg:
- Mural em Christiania:
Por fim, falando sobre a vida na Suécia... Acredito estar me acostumando com os hábitos daqui. Jantar cedo, ir para festas cedo, voltar para casa cedo. Estudar pouco. Conversar com muita gente. Ficar feliz por saber que a coroa sueca está desvalorizada e, assim, saber que posso fazer compras aqui sem (tanto) peso na consciência. Enfim, aos poucos a gente se acostuma. Estou começando a ter uma rotina aqui. Por mais que as pessoas odeiem rotina, eu preciso de uma, senão minha vida fica um grande caos. É bom saber que estou me acostumando com os hábitos daqui.
No mais, tenho pensado muito, em diversos assuntos, durante as aulas que estou frequentando. Penso nas diferenças entre as coisas aqui e no Brasil. Tenho muitas conversas com outros intercambistas sobre os países de onde eles vêm e o Brasil. Começo a mudar minha concepção sobre diversas coisas. Acho que isso acontece com todo mundo que fica uma temporada, por menor que seja, fora do Brasil, né?
Enfim, chegar de fica divagando :) . Aqui é o lugar para eu dar notícias, não é? Pois então, tudo certo, vou à Polônia dia 24, Varsóvia e Cracóvia no roteiro e, talvez, Auschvitz (se eu tiver coragem). Depois, Rússia em abril, se o consulado russo for com minha cara e me der o visto para ir para lá. Falando nisso, nada como as relações internacionais do nosso país, hein! Paguei míseros (acreditem) 85 euros pelo visto para ir para lá por sete dias. Estava achando que tinha sido roubada quando fiquei sabendo que os chilenos, nossos vizinhos de continente, pagam 145 euros pelo mesmo visto! Assim fiquei um pouco mais feliz (ou menos triste)... Mas não importa, o que é importa é ir para a Rússia, um sonho de criança que finalmente vou realizar!
Tudo graças ao grande Erasmus! Que sorte a minha poder ter vindo para este intercâmbio!
Um beijão a todos!
Sílvia!
ResponderExcluirMuito legal isso tudo! Bah, dá uma vontade enorme de ir praí! Depois temos que nos falar no msn pra tu divagar sobre as concepções das coisas...! xD
Rússia e Polônia! SENSACIONAL!!! Mas pra ir pra Rússia não é necessário ter convite de um cidadão russo? Como tu conseguiste burlar isso?!?
O bairro Christiania não é o bairro que vive em anarquia legalizada?
(vou te fazer essas perguntas por msn, nem precisa responder aqui...xP)
Aproveita o máximo aí!
hehe, uma comunidade alternativa na dinamarca, deve ser muito interessante mesmo.
ResponderExcluirmuito boa essa tua casa aí...deve ser tipo um four points da vida hehehe
sobre a rotina, tenta procurar alunos daí interessados em aprender português. pode ser uma boa maneira de conhecer gente nova e adiar a chegada da rotina, porque viagem não é pra isso não heheheh
bom que tu tá aproveitando pra trocar bastante idéias sobre o Brasil!
saudades!